domingo, 11 de maio de 2008

Chá, remédio natural


O chá é uma bebida feita a partir de folhas, flores, sementes, cascas, raízes ou frutos de uma planta. A quantidade de chás à nossa disposição é imensa e existem para todos os gostos. Também as suas propriedades são as mais variadas: refrescantes, estimulantes, desinfectantes, diuréticas, expectorantes, digestivas, calmantes, tónicas, anti-espasmódica, antisséptica, adstringentes, febrífugas, etc. As infusões são fáceis de preparar, económicas, muito raramente apresentam efeitos secundários ou contra-indicações e geralmente podem ser tomadas por qualquer pessoa, o que as torna em excelentes remédios naturais.
Hipericão ou erva-de-São-João
Tem efeitos antidepressivos, laxantes, diuréticos e antiespamódicos. Reforça os vasos sanguíneos, estimula a digestão e é um soporífero ligeiro mas eficaz. Em caso de constipação ou de infecções das vias respiratórias, beber 2-3 chávenas de um infuso de 15-30 g de flores secas num litro de água a ferver durante 10 minutos.
Hortelã-pimenta
Expectorante, tónica, digestiva, anti-espasmódica, estimulante, antisséptica. A hortelã expulsa gases, combate náuseas e vómitos nervosos. É ainda indicada para cálculos biliares, na lactação e em menstruações dolorosas. Ameniza calafrios, constipações, febre, vertigens, palpitações, reumatismo, cólera e cardiopatias. Tomar à vontade infusões feitas com 1 colher (sopa) numa chávena de água.
Kombu
O chá de alga Kombu alcaliniza o sangue e torna-o mais forte, ajuda a eliminar do organismo gordura e proteína animal, acalma, torna o raciocínio mais límpido e é também eficaz nalguns tipos de insónias. Limpa com um pano húmido um pedaço de alga Kombu com cerca de 7 centímetros. Coloca a alga num litro de água e deixa levantar fervura. Reduz a chama para o mínimo e deixa ferver em chama muito baixa (o tacho deve estar tapado com uma tampa) durante cerca de 15 minutos. Bebe uma chávena quente. Podes voltar a aquecer e bebe 2 ou 3 chávenas por dia.
Laranjeira
A tisana de flores de laranjeira relaxa o sistema nervoso e predispõe ao sono. Contra a insónia, podem tomar-se, antes de ir para a cama, 20g de flores ou folhas de laranjeira deixadas em infusão durante 10 minutos num litro de água a ferver. Três chávenas por dia de 10 g de folhas de laranjeira em infusão durante 10 minutos num litro de água a ferver ajudam a acalmar as cefaleias, combatem as afecções cardíacas, têm virtudes digestivas, tranquilizantes e antiespasmódicas. Contra a febre pode preparar-se a bebida da seguinte forma: pegar numa laranja cultivada biologicamente, cortá-la aos pedacinhos (com a casca). Deitar por cima das laranja cortada uma colher de açúcar e meio litro de água a ferver. Pisar ligeiramente e deixar macerar. A bebida deve ser bebida fria
Limão
O chá de casca de limão é desinfectante, anti-séptico e germicida. O limão elimina o ácido de úrico do organismo, e é por isso indicado para reumatismo, gota e arteriosclerose. Combate ainda a diarreia, constipações, alcaliniza o sangue e diminui a acidez do estômago. Também é usado para fazer gargarejos.
Louro
As astenias (fraqueza) podem ser tratadas colocando em infusão durante 15 minutos em água a ferver 3 folhas de loureiro por chávena. A infusão deve ser bebida três vezes por dia longe das refeições. Em caso de indigestão deixam-se durante 10 minutos 30 g de folhas frescas ou secas por cada litro de água. Deve beber-se uma chávena depois das refeições. Para as dores menstruais aconselha-se uma infusão (10 minutos) de 20 g de folhas de loureiro num litro de água a ferver. Deve beber-se duas chávenas por dia desta bebida na semana precedente à data prevista para o início da menstruação.
Maçã seca
Chá refrescante, de acção adstringente, febrífuga e digestiva. Ferve-se uma chávena de água com 4 a 6 pedaços de maçã. Deixa-se descansar alguns minutos e toma-se à vontade.

Sem comentários: