sexta-feira, 11 de julho de 2008

Importante - Pedido de ajuda para projecto de viveiros e reflorestação

:: Pedido de ajuda para projecto de Viveiros e Reflorestação ::
Ajudar a proteger o Ambiente, a vida no Planeta e a promover a biodiversidade

UM PROJECTO de Infonature em COLABORAÇÃO com Quercus e Gaia.org.

Ver imagens do projecto de reflorestação em Eco Gaia

OBJECTIVOS, PEDIDO DE APOIOS E COLABORAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJECTO DE REFLORESTAÇÃO

Tendo em conta o actual e alucinante crescimento sobre a contínua exploração e destruição da Natureza e da sua biodiversidade em Portugal e no mundo por parte da Humanidade, ao nível da flora e da fauna, seja pelos incêndios, pela desertificação, pela exploração intensiva de recursos e pela introdução de espécies invasoras não-autóctones, a organização InfoNature.Org iniciou desde 2004 um projecto de larga escala a nível nacional, de forma a ajudar a conservar a natureza e fazer reemergir a flora e fauna originais de Portugal, centrando-se essencialmente em plantar árvores nativas e de fruto, por todo o território.

Para desenvolver este projecto e a sua eficiência, estamos a colectar vários tipos de sementes para formar "Bancos de Sementes" de árvores nativas e de fruto, para dessa forma podermos em viveiros, cultivar e desenvolver essas mesmas sementes/plantas, não só dentro da organização, como em outros locais disponíveis, tanto em casa de pessoas particulares com em outras organizações e instituições, nomeadamente Jardins Botânicos e Estufas. Alguns exemplos de árvores nativas que mais cultivamos e desenvolvemos são: carvalhos, sobreiros, azinheiras, castanheiros, oliveiras e várias árvores de fruto. Por motivos óbvios, nesta lista não mencionámos eucaliptos e pinheiros bravos, visto que, como espécies não-nativas e invasoras que são, têm no nosso território propriedades muito negativas a nível dos recursos aquíferos e do solo, degradando gravemente o Ambiente e a biodiversidade natural de Portugal.

As sementes e árvores não são colectadas, desenvolvidas e plantadas unicamente pelos membros da organização, visto que um dos objectivos mais fundamentais do projecto, consiste em informar o maior número possível de pessoas, organizações e instituições sobre esta questão, de forma a incrementar, difundir e expandir um despertar consciente, incentivando que outros, de modo individual/colectivo e independente, possam colaborar neste projecto, seja em sua casa ou terreno, desenvolvendo essas plantas e cultivando-as em locais como: quintas, quintais, jardins, florestas, parques/reservas naturais. A InfoNature.Org disponibiliza através deste projecto as instruções, os meios e experiência de como e quando se podem fazer as respectivas plantações, entre outras informações pertinentes ao sucesso do projecto.

Torna-se claro que é importante a colaboração de toda a sociedade neste projecto a nível nacional. Assim, ao tentar chegar ao maior número de pessoas e ao maior número de locais, a InfoNature.Org faz presentemente um pedido de colaboração / entreajuda a todas as pessoas individuais, às organizações, aos Espaços Verdes e Jardins, às Escolas e Faculdades, entre outras instituições.Esperamos assim que possam da forma que for possível, participar neste projecto tão importante para a protecção da Natureza, do património natural, do futuro da Terra e da própria sociedade.
Para além de se contribuir para a conservação da biodiversidade Ambiental, este projecto claramente apela também à responsabilidade, valorização e acompanhamento do desenvolvimento de um ou mais seres vivos que crescem, contribuindo para uma Natureza mais viva, dispersa e diversa.

Assim, mais pessoas irão ter conhecimento deste projecto tão elementar mas ao mesmo tempo tão especial que nos aproxima mais da "Mãe Natureza", do Planeta Terra, tornando-nos mais conscientes do quanto é necessário preservar o nosso Mundo e que cuidar dele é uma prioridade, não sendo este, um trabalho e objectivo difícil de concretizar.

COMO PODE AJUDAR E CONTRIBUIR PARA ESTE PROJECTO.

PRECISAMOS DA SUA AJUDA DIRECTA PARA APOIAR ESTE PROJECTO:

- necessitamos de donativos para comprar terra entre outros materiais necessários;
- de sacos de terra biológica (sem químicos, 10L custam cerca de 1 Euro), estamos a precisar ainda de grandes quantidades de terra;
- de centenas de garrafas de plástico (pequenas, 1,5L e garrafões de 5L) ou pacotes de sumo Tetra Pack (têm de estar lavados) para servir de vaso e colocar as plantas, sendo este factor bastante importante e urgente;
- de locais com mais espaço para cultivar e desenvolver as plantas que temos, especialmente em organizações, Jardins, Jardins Botânicos e Estufas.

Se puder ajudar, por favor contacte-nos para o e-mail info@infonature.org< /A> indicando no que pretende ajudar.

URGENTE: Temos muita urgência em conseguir arranjar mais garrafas de plástico e pacotes tetra pak (lavados) para podermos utilizar como vasos e assim colocar as árvores para se poderem desenvolver. Isto é urgente por precisamos de colocar várias centenas de árvores dentro de vasos nas próximas semanas. Se tiver garrafas de plástico ou pacotes tetra pak (quanto mais alto melhor) para doar, poderá entregar na sede da Quercus Lisboa ( http://www.quercuslisboa.org/ ), localizada perto da estação de comboios de Campolide, na Rua Eng. Fernando Mesquita, Bloco C 1º Dtº 1070 Lisboa. Poderá entregar a partir das 9h até perto das 19h nos dias úteis. Por favor envie-nos um e-mail para info@infonature.org a indicar quando poderá deslocar-se à sede da Quercus Lisboa para entregar os recipientes. Muito obrigado pela ajuda.

Pedimos apoio a todas as pessoas que possam colaborar connosco e começar a ajudar JÁ, ao cultivar e plantar algumas destas espécies nativas, ao nos ajudar com os materiais que precisemos. Se quiser cooperar neste projecto e/ou puder contribuir para com algumas destas necessidades materiais, por favor contacte-nos.

A Natureza agradece toda a colaboração.

CONTACTOS

CONTACTO GERAL DA ORGANIZAÇÃO:
INFO@INFONATURE.ORG
NÚCLEO DE AMBIENTE:
NUCLEO-AMBIENTE@INFONATURE .ORG

Sem comentários: