sábado, 24 de novembro de 2007

Noz Moscada

NOME CIENTÍFICO
Myristica fragans

DESCRIÇÃO DA PLANTA
A árvore da noz-moscada, que chega a atingir 20 metros de altura, é graciosa e perfumada. Suas folhas são parecidas com as do louro, e suas flores têm a forma de sino. Seus frutos, semelhantes ao damasco, mas da cor do limão, quando amadurecem se desintegram, revelando uma cobertura carmesim, que envolve uma única semente de coloração castanha, a qual depois de seca ao sol, se quebra e revela aquilo em que se constitui a noz-moscada.

AROMA E SABORO
Seu sabor é levemente adocicado.





ORIGEM

Alguns pesquisadores a classificaram como originária da Indonésia, mas sabe-se que foram os comerciantes árabes que a tornaram conhecida na Europa, a partir do século XI.

COMPOSIÇÃO

PROPRIEDADES

- estimulante

- afrodisíaca

- anti-inflamatória

- digestiva

- diurética




FUNÇÕES TERAPÊUTICAS


HISTÓRICO E CURIOSIDADES

O nome noz-moscada deriva do latim nux muscatus.Era utilizada no princípio, para aromatizar cervejas.Na Itália era usada para perfumar as ruas, em dias de grandes comemorações.No início do século XVIII, chegou a alcançar a reputação de um supermedicamento, e por isso lhe era atribuída a função de cura para cerca de 140 doenças.

PARTES USADAS

Semente.

FORMAS EM QUE SE ENCONTRA

Semente inteira e em pó.

COMO CONSERVAR

Tanto no caso da semente inteira como em pó, conserve-a em recipiente fechado, em lugar protegido da umidade.


CURIOSIDADES MISTICAS

USO GERAL

O óleo essencial da noz-moscada é utilizado em conservas, perfumaria e alguns medicamentos.
USO INDICADO EM ALIMENTOS

(A noz-moscada deve, de preferência ser moída no momento em que for usada pois seu sabor e aroma se perde facilmente)- cremes com sabor baunilha- produtos de pastelaria- purês- molhos- peixes
Receitas
-clica nos links abaixo

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Limão é lucidez


É fato já reconhecido pelas várias medicinas - popular, xamânica, ortodoxa e alternativas - que, independente da forma terapêutica de consumo - sucoterapia, terapia intensiva, aromaterapia, fitoterapia, etc. -, o consumo diário do limão irá provocar melhor desempenho da capacidade de concentração mental, da memória e da visão.A partir de vários trabalhos científicos realizados sobre o limão no Centro de Pesquisa sobre a Citricultura de Cordeirópolis (interior de São Paulo), ficou evidente o quanto um limoeiro para ser saudável depende massivamente da fotossíntese de suas folhas.

Ou seja, o limão é uma fruta que, enquanto em formação e crescimento, depende de forma absolutamente especial da abundância e sanidade das suas folhas, pois só desta forma será gerado um fruto suculento e saudável.

Decodificando esta informação, torna-se possível entender porque o limão é a fruta que apresenta a maior concentração de energia solar (energia cósmica ou prana) da natureza.

Abaixo do limão temos a uva, que é uma fruta de custo pouco acessível a todos os brasileiros, além de sua produção ser regional e sazonal.

Na verdade, todas as frutas são um reservatório de energia solar, principalmente porque ficam todo o seu tempo de maturação "pegando sol", ou seja, absorvendo luz; mas o limão, magicamente, é o campeão disparado de todas elas.Portanto, toda vez que ingerimos o suco fresco de limão; estamos colocando um pouco de sol para dentro de nós, explicando porque esta fruta é tão requisitada quando a indicação é mais lucidez, clareza, alegria, bom-humor e visão.

Esta é parte da explicação porque médicos indicam o consumo do limão para pessoas com problemas psicológicos, de memória e de concentração.Explica também porque o limão, com todas as suas partes, é considerado um alimento que ajuda na conquista diária do bom-humor, da alegria e do equilíbrio emocional.

Afinal, quem tem coragem de estar de mau-humor num dia de sol? Principalmente se ele estiver dentro de nós!

A outra parte da explicação, é que o limão tem propriedades de ser um desintoxicante e laxante suave, sendo portanto um cúmplice do fígado, um órgão dos mais responsáveis pela desintoxicação do organismo.

Um fígado sobrecarregado ou muito intoxicado leva o indivíduo a atitudes mais iradas, agressivas e desequilibradas, ao ponto dele não conseguir se auto-enxergar ou mesmo enxergar as soluções à sua frente.Assim, o consumo diário do limão irá viabilizar uma desintoxicação mais pronta do fígado e de todo o organismo, portanto, para a conquista de mais espaços (tempos) de soluções (clareza, lucidez, visão), possibilidades de superação, equilíbrio, alegria e bom-humor.

Na verdade, todos nós temos um lado sombra, que sabota, que dá tiro no pé e que dificulta o nosso sucesso, nosso brilho.

Existem alimentos que nutrem este lado sombra, que são as drogas, as frituras, os alimentos processados e lotados de aditivos ou refinados. Tais alimentos fortalecem nossas sombras, nossos pensamentos e atitudes densas.

Mas, felizmente, existem alimentos que sustentam os nossos corpos de luz, e que são especiais para iluminar nossas sombras. Vocês adivinham quem é este primeiro alimento da lista?Recomenda-se a leitura na íntegra do livro O poder de cura do Limão - editora Alaúde -, que fornece indicações de uso e receitas. O fato de o limão ser um alimento natural não elimina a necessidade de seu consumo com responsabilidade.


Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida. Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora.Adquira seus livros, visitando o Site.